sexta-feira, 8 de abril de 2011

"Opções Energéticas para Portugal"


A energia é uma das questões essenciais no futuro da sociedade humana. Os padrões de acesso e consumo de energia são determinantes na viabilidade e sustentabilidade dos países e das suas economias. Neste capítulo, Portugal está ainda numa situação particularmente delicada: 80% da energia primária consumida é energia fóssil que vem do exterior, tornando-o no sexto país da Europa mais dependente do exterior em termos energéticos.
Organizada pela Juventude Social Democrata (JSD), esta é uma obra colectiva que procura contribuir para a reflexão sobre as escolhas energéticas que o País tem de fazer. Recolhe as opiniões de vários especialistas portugueses na área da energia sobre diversos dos seus principais temas, agrupados em cinco dimensões fulcrais: O Mix Electro-produtor Português, A Eficiência Energética em Portugal, A Mobilidade em Portugal, Investigação e Desenvolvimento em Portugal e Políticas para a Sustentabilidade Energética de Portugal.
Esta obra combina, assim, a participação de alguns responsáveis políticos sociais-democratas, com os contributos independentes de reputados especialistas, académicos e profissionais do sector, partindo da preocupação da JSD com o tema da energia e seu impacto intergeracional. Inclui um conjunto de dados e estatísticas relativos à situação e estratégias energéticas nacionais e internacionais.
O objectivo é comum: contribuir para a discussão alargada e livre da estratégia energética nacional. O resultado é um debate aberto sobre as Opções Energéticas para Portugal, com vista a uma Produção Sustentável e a um Consumo Eficiente.

Sob a coordenação de António Leitão Amaro:
Deputado do PSD (Coordenador da Comissão do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local). Docente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário


Para conhecer o nosso Facebook clique aqui.