segunda-feira, 14 de março de 2011

Luís Maia, autor do nosso livro "Educar sem bater", em entrevista ao "Sapo família"


Educar sem bater

Entrevista a Luís Maia, psicoterapeuta adepto da disciplina positiva

Certamente que já se perguntou se uma palmada na hora certa não é uma boa forma de educar? «Não, nunca!» é a resposta de Luís Maia, psicoterapeuta, autor do livro «Educar sem bater» (Pactor), um guia prático para pais e educadores que pretende, demonstrar, através de casos reais, que a aplicação de métodos suportados na chamada disciplina positiva é a forma mais eficaz e equilibrada de educar as crianças».

Esta teoria centrada na Disciplina Positiva pode agradar alguns pais mas pode também gerar dúvidas noutros... Este é um tema controverso e, foi precisamente por isso, que lançámos ao autor do livro as questões que se seguem, numa entrevista onde o especialista dá a conhecer tudo o que o levou a definir este método educativo como o melhor.

Este livro pretende mostrar que a aplicação de métodos suportados na chamada disciplina positiva é a forma mais eficaz de educar as crianças? Que estratégias educativas defende esse conceito de disciplina positiva?

É, de facto, uma defesa da disciplina positiva! As principais estratégias baseiam-se no amor firme e no estabelecimento de limites bem conhecidos entre pais e filhos. Não se defende permissividade nem se coloca em causa que pais e filhos devam ser os melhores amigos. Todavia, no processo de desenvolvimento infanto-juvenil, a responsabilidade de educar é dos pais e, por isso, a amizade e o carinho devem passar-se para a relação dos afectos.

Mas deve manter-se a firmeza na regulação e implementação das regras, que não podem de forma alguma ser quebradas. Em termos disciplinares, as estratégias que mais funcionam são os reforços positivos dos bons comportamentos e os reforços negativos quando a criança consegue interromper comportamentos inadequados. A ideia central não é mimar a criança, mas sim dotá-la de ferramentas de auto-regulação do seu próprio comportamento, de forma positiva, afectuosa e tranquila.

Há ainda uma questão central que se relaciona com o papel do exemplo dos pais. Pelos mecanismos de aprendizagem social, uma criança aprende, essencialmente, nos primeiros anos de vida, através da imitação dos comportamentos dos seus modelos, que na maioria das vezes são os pais. Assim, a disciplina positiva centra-se muito também num esforço de psico-educação de pais e educadores para serem eles próprios exemplos de boa conduta para os seus filhos.

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